Fomos conhecer o Quintal Cultural, projeto que já existe há 11 anos em Carapicuíba, projeto esse, idealizado para formação e adaptação cultural nos mais variados aspectos.

Aguardamos uma das aulas mais que especiais que rolam lá acabar para, entre um cafezinho e outro, numa conversa descontraída com Newton Véio, ator, produtor e professor, junto com Jorge Silva, um dos idealizadores do coletivo Quintal Cultural, nos contar como tudo se estrutura e se mantém por lá.

O Quintal sempre foi mantido por esforço próprio dos professores que trabalham ali, sem apoios governamentais, imagina?

Lá acontecem aulas para alunos especiais. Newton Véio, com suas aulas, leva os alunos às mais variadas experiências, musicais, teatrais, cognitivas e sociais. Com um talento único para entreter essa galerinha e sim, ensinar, ele transmite conceitos de história, ritmo, participação e integração inclusiva, tudo isso com seu bom humor contagiante e a potência necessária para manter seus alunos focados e interessados. Eles aprendem poesia, dança, com atividades ao ar livre ou em salas. É incrível!

No momento Jorge Silva é o presidente, e Newton Véio o vice. Eles tem ali um corpo administrativo de várias pessoas que, unidas conseguem fazer a mágica acontecer.

O formato ali funciona na base da troca. O Quintal Cultural está sempre aberto para receber artistas e eventos, desde que o grupo ofereça contrapartidas de manutenção e colaboração podem chegar e serão bem recebidos.

O Quintal tem aulas de Maracatu ministradas atualmente pelo professor Rubão (Rubens Rossin). Acompanhamos uma dessas aulas. Foi delicioso! Lembrando que o Rubão é um ex-aluno ali do Quintal mesmo. Acontecem ali também saraus, festas culturais e cursos de formação.

O que a equipe do Cultura Osasco sentiu fazendo essa matéria foi a sensação de amor à arte e dedicação social ao próximo sem limites.

Vale muito a pena conhecer esse espaço na cidade de Carapicuíba, e sim dar um apoio ali, sempre que possível.

Vale ressaltar que existem psicólogas como Gabriela Mayara, entre outros profissionais, que se disponibilizam voluntariamente a exercer funções ali dentro com os alunos do colégio Lea Rosenberg, entre outros da região. Reforçando, todos os profissionais envolvidos são voluntários.

A equipe do Cultura Osasco agradece imensamente Jorge Silva, Renata Trama e Newton Véio por termos sido tão bem recebidos e podermos divulgar esse espaço especial em todos os sentidos.

Conheça um pouco mais do Quintal Cultural acessando a página do projeto no facebook: Quintal Cultural

20161013_10382520161007_210835

Newton Véio - Cultura Osasco
Newton Véio

14690891_310509979314282_2680943707173676276_n20161007_21410920161007_220548