A segunda edição do Mercado Livre Experience aconteceu no último final de semana no Expo Imigrantes, em São Paulo.

O evento surgiu da junção de outros 2 eventos que o Mercado Livre promovia anualmente: a “Developer Conference” e a “Universidade Mercado Livre”.

O Mercado Livre Experience é um ótimo momento para aprender a utilizar todos os recursos e ferramentas que o Mercado Livre oferece e, ao mesmo tempo, se atualizar com informações acerca do mundo dos negócios digitais e da programação.

O dia foi recheado de palestras com profissionais de empresas como Facebook, Google, P&G, Avon, Correios e, é claro, do próprio Mercado Livre. Os visitantes podiam tirar dúvidas de como preparar a entrega de seus produtos, como fazer a apresentação correta dos mesmos de acordo com cada nicho, como fidelizar clientes e muito mais.

O ML aproveitou o evento para anunciar uma nova operação. Já sabemos que o Mercado Livre é responsável por gerenciar as vendas de seus clientes e disponibiliza uma série de ferramentas para que todos tenham sucesso neste quesito. Mas a empresa não gerencia estoque. Até agora. Durante o ML Experience foi anunciado que a empresa também contará com esta atividade. Chamado de “Mercado Envios Full” este serviço irá estocar os produtos do cliente, embalar e enviar ao consumidor final. O estoque será feito em um galpão em Loureira, interior de São Paulo. A entrega será realizada pela CEVA Logistics e o controle de estoque ficará a cargo da Axado, startup adquirida pelo Mercado Livre em 2016.

Todo este esforço é para reduzir o tempo de recebimento das mercadorias pelo consumidor final. O tempo de espera impacta diretamente na experiência de compra, algo que é muito valorizado pelo Mercado Livre.

Durante o evento também foi anunciada a startup vencedora do pitch que o Mercado Livre promove anualmente. A startup Omnize recebeu 5 mil dólares do MeLi Fund, o fundo de investimentos do Mercado Livre, por criar uma plataforma de atendimento omnichannel agregando os principais canais usados pelo cliente para falar com a empresa em um só lugar, com atendimento, histórico e gestão unificados.

Para participar do pitch a startup deve fazer uso de um ou mais APIs disponibilizados pelo Mercado Livre e desenvolver soluções que envolvam o sistema de funcionamento e atuação da empresa. Os APIs ficam disponíveis na plataforma ML Developers.

Organização

A organização do evento merece destaque. Embora não houvesse uma sala separada para abrigar convidados e realizar entrevistas, todo o evento foi muito bem organizado. Havia 4 auditórios funcionando ao mesmo tempo e cerca de 500 pessoas estavam em cada um deles. Geralmente, quando palestras são ministradas em auditórios tão grandes, o som se dispersa e fica difícil ouvir tudo o que o apresentador está dizendo. Não foi o caso no ML Experience. Cada participante pegava um fone de ouvido e sintonizava com o canal do auditório onde estava acontecendo a palestra. Assim, pelo fone, era possível ouvir o som diretamente do microfone do palestrante, sem ruídos ou interferências. Se você tirasse o fone dos ouvidos dentro do auditório, mesmo estando no meio de 500 pessoas e com uma palestra acontecendo, havia um silêncio absoluto no local.

Do lado de fora dos auditórios os espaços eram preenchidos com estandes e muitas áreas de descanso. Nelas a conversa rolava solta com networking e muita troca de informação.

Nos banheiros, um acontecimento inédito: fila no banheiro masculino e tranquilidade no banheiro feminino. Isto é um reflexo da dominação dos homens no mercado de tecnologia. Algo que ainda ocorre, especialmente no Brasil.

O Mercado Livre Experience recebeu cerca de 6 mil pessoas e, mesmo assim, a organização foi absoluta.