Registros do arquivo particular do dramaturgo santista Plínio Marcos, rotulado de maldito pelos críticos, podem ser conferidos até dia 08 de agosto no SESI Osasco. A exposição Plínio Marcos 80 anos fez parte do projeto que homenageou o artista no ano passado no Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso. A justa homenagem contou com mesas-redondas com nomes que conviveram com o escritor, temporada com suas principais peças e a mostra de fotos, que em 2016 circulará por diversas unidades doSESI-SP por meio do projeto Exposições Itinerantes.

A exposição abre visitação de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h. A entrada é gratuita.

Plínio era uma figura polêmica, foi um dos primeiros a levar ao palco a vida dos marginalizados, da prostituição e do homossexualismo presentes nas grandes cidades, sempre com uma rica abordagem psicológica . A partir de fotografias do acervo familiar, selecionadas por Kiko Barros, a exposição conta a história desse escritor, dramaturgo, jornalista, ator e palhaço. Suas diversas paixões – do jornalismo ao circo, do futebol à família – são apresentadas.

Oportunidade para ver de perto os registros fotográficos de montagens históricas de textos do autor com grandes nomes do teatro brasileiro como Tônia Carrero, Luis Gustavo, Lima Duarte e Walderez de Barros. Realizações de Plínio como ator, palhaço e sambista também estão presentes na mostra.

Mais sobre Plínio Marcos

Entre as principais obras do dramaturgo estão BarrelaO Abajur LilásNavalha na CarneHomens de Papel,Quando as Máquinas ParamDois Perdidos numa Noite SujaBalada de um Palhaço e Noel Rosa – O Poeta da Vila e Seus Amores. Escreveu crônicas e contos a partir do cotidiano urbano para o jornal Última Hora de São Paulo. O submundo era sua fonte de emoções, experiências humanas de grande intensidade e riqueza. Para ele, Carnaval, samba, circo, teatro e jornalismo eram meios de transporte em que todos podiam embarcar.

Plínio Marcos venceu oito prêmios Molière, cinco Prêmios da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e um prêmio Shell, além de ter seu nome dado a diversos Teatros, espaços culturais e prêmios de teatro.

Sobre as Exposições Itinerantes

O projeto Exposições Itinerantes apresenta obras originais ou reproduções fotográficas, criando circuitos alternativos de mostras de artes visuais nas unidades do SESI-SP e nas indústrias associadas, por meio do serviço Caixa de Cultura, para promover o contato e a difusão da arte e expressar a imensa diversidade cultural brasileira e mundial. Essa é mais uma iniciativa do SESI-SP para levar cultura e conhecimento à sociedade.

SERVIÇO

Plínio Marcos 80 anos
Local: SESI Osasco – Rua Calixto Barbieri, 280 – Jd. Piratininga, Osasco/SP
Datas e horários: de 12 de julho a 8 de agosto – segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h
AVCB: 144795
Alvará: 46068

Informações: (11) 3602-6200
Entrada gratuita