Neste ano, o Projeto Guri – maior projeto sociocultural do Brasil, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, para crianças e adolescentes – promove parceria entre alunos do Projeto de Ourinhos com o grupo belga Percussions de Tournai.

Troca de experiências e boa música dão o tom de cinco apresentações marcadas entre os dias 27 e 31 de janeiro na Bélgica, abertos pelo Grupo de Referência de Ourinhos – formado pelos alunos de destaque do Guri –, seguido por números do grupo belga e finalizado com uma apresentação conjunta dos dois grupos. Entre os locais que serão prestigiados com as apresentações estão o Conservatório de Tournai, e a escola pioneira em música erudita, Escola de Notre-Dame. Munidos de instrumentos como berimbau, caixa, congas e percussão, os alunos do Guri interpretam músicas brasileiras, que mostram a peculiaridade da cultura popular, mesclando com o universo erudito.

Como parte do Projeto Guri Convida – ação que proporciona troca de aprendizado entre os alunos em estágio avançado e artistas convidados –, o conjunto de Percussão de Ourinhos realiza uma série de ensaios prévios entre os dias 14,15 e 16 de janeiro, no polo de ensino em Ourinhos. Fruto de uma parceria com a Jeunesses Musicales Wallonie-Picarde, braço belga da Jeunesses Musicales International (JMI) – associação internacional de programas de ensino musical da qual o Projeto Guri é membro -, a apresentação configura-se como um intercâmbio musical: o grupo belga veio ao Brasil em 2014 e, em 2015, é a vez do Projeto Guri tocar na Bélgica.

A JMI tem como missão promover o contato dos jovens com todos os tipos de música, buscando uma constante qualidade e pluralismo artístico e cultural.

Sobre o Grupo de Percussão de Ourinhos – Projeto Guri:
O Grupo de Referência de Ourinhos é um conjunto de percussão, formado por 11 músicos (alunos) do Projeto Guri, dos municípios de Assis, Palmital, Marília e Ourinhos. Dirigidos pelo músico e educador Aguinaldo Burgo Junior, interpretam peças que transitam entre o universo erudito e popular, explorando a grande diversidade da percussão, com instrumentos como pandeiro, caixa, congas, surdos, pratos e teclados. Dentre as apresentações do grupo, destaque para o concerto com o músico argentino Santiago Vazquez, em Ourinhos, em 2013.

Projeto Guri:
www.projetoguri.org.br