Para quem não sabe, Osasco é uma cidade localizada na região metropolitana do estado de São Paulo, área que soma 39 municípios, incluindo a principal metrópole nacional – São Paulo, e que concentra a maior porção do PIB nacional (R$ 701,85 bilhões). Há 50 anos, Osasco era um bairro da cidade de São Paulo. Então, em 1962, após um intenso movimento popular, Osasco conseguiu sua emancipação e passa, então, a ser uma cidade.
Osasco é uma cidade com muitas qualidades. A Cultura na cidade se desenvolve com intensidade, tanto através de espetáculos profissionais vindos de fora, que são apresentados no Teatro Municipal, quanto através de grupos independentes que se multiplicam pela periferia da cidade. Aliás, a periferia é um dos maiores orgulhos da cena cultural de Osasco!
É reconhecida como cidade-trabalho;
Economia dinâmica, sustentável e com forte progresso social;
Ocupa o 11º PIB do Brasil (2012) e era 24º lugar (2005);
Atual 4º lugar no PIB do estado de São Paulo;
6º PIB da região sudeste do país;
Crescimento do PIB (10%) acima da média nacional de 7%;
Estabelece forte parceria entre o poder público e a iniciativa privada;
2º maior comércio de rua do Brasil – Rua Antônio Agu (recebe cerca de 200 mil pessoas por dia, perdendo apenas para a Rua 25 de março, em São Paulo) .
Em Osasco, além das atividades citadas, é preciso citar que se trata de um dos poucos municípios do estado de SP que já constituiu os 3 elementos exigidos pelo Ministério da Cultura para integrar o novo sistema e passar a receber verba federal: Fundo, Conselho e Plano Municipal de Cultura. O ComCultura (Conselho Municipal de Política Cultural de Osasco) tem atuado mais intensamente. Veja no blog mais detalhes sobre o Conselho, o Plano Municipal de Cultura, entre outras informações relevantes: comculturaosasco.wordpress.com
Para saber mais números surpreendentes sobre a economia da cidade de Osasco, leia a revista preparada pela Secretaria de Indústria, Comércio e Abastecimento (SICA) >> CLIQUE AQUI!