Osasco é uma cidade rica culturalmente. Embora seus prédios históricos tenham quase todos ido por terra, Osasco ainda preserva o que tem de melhor: sua gente. E é de gente que as maiores riquezas da cidade tem sido formadas.

Na nossa cidade pulsam algumas artérias bem potentes, como os grupos de dança e de teatro. E a Cia Elaine Lacerda de Dança é um exemplo bem latente.

Criada há 26 anos, a Cia já passou por diversos estágios, como a produção de pequenas performances, a batalha diária para formar seus dançarinos e conseguir equilibrar qualidade com tempo e verba e a disputa de igual para igual com companhias muito maiores e mais tradicionais em festivais e editais mundo afora. Sim, mundo afora.

Apesar de pequena, a Cia Elaine Lacerda tem uma enorme bagagem de experiência. Há pouco tempo optou por elaborar um espetáculo consistente e vem trabalhando o mesmo em diversas competições e festivais. O espetáculo, assim como a Cia, amadureceu e começou a extrapolar as fronteiras da cidade, do estado e do país. A Cia passou então a competir e a se apresentar em festivais lá fora e, adivinhe, começou a ser premiada em outras terras também. E, por mais de uma vez, com a primeira colocação.

Tanto por seu trabalho de desenvolvimento da arte da dança em Osasco quanto por levar o nome da cidade para o exterior e se mostrar uma ótima representante, a Cia Elaine Lacerda de Dança recebeu uma justa homenagem da Câmara Municpal de Osasco no dia 25 de abril.

A homenagem, realizada na Escola de Artes César Antônio Salvi, foi conduzida pelo presidente da Câmara, o sr Jair Assaf, e também contou com as presenças ilustres da vereadora Karen Gaspar (que é também 1ª vice-presidente da Câmara) e Ana Paula Rossi. Elaine Lacerda completou a mesa de homenagem e recebeu pessoalmente os louvores.

Para fechar a noite, a Cia apresentou parte do espetáculo “Caminhos”, que vem sendo trabalhado há um bom tempo pela Cia. Um dueto inserido dentro deste espetáculo foi premiado com o 1º lugar em um festival realizado em Los Angeles, Califórnia, em 2014. Além deste, as coreografias que compõem o espetáculo “Caminhos” já foram premiados na Alemanha e na Itália.