Corra! Vai só até o dia 28 de maio o período de inscrições para a fase regional do Mapa Cultural Paulista.
Espera! Vamos entender o que é o Mapa, primeiramente.
O Mapa Cultural Paulista é um importante projeto que ajuda a divulgar a cultura pelo interior do estado de São Paulo. Além de divulgar, o projeto instiga os moradores do interior a serem produtores culturais e artistas, revelando valores em segmentos que não teriam acesso aos meios de comunicação e com pouca visibilidade no meio cultural.
Durante a realização do evento, são selecionados artistas de 13 regiões administrativas do Governo do Estado para participar de atividades culturais distribuídas em quatro fases. Em todas elas os artistas que se destacam apresentam seus trabalhos, primeiro no município de origem, depois na região em que está inserido daí, na fase estadual, apresentam-se na capital paulista e, por último, participam da fase de “circulação”, apresentando-se em cidades indicadas pela administração do Mapa Cultural Paulista.
Teatro, Dança, Artes Visuais, Canto Coral, Música Instrumental, Literatura e Vídeo são as expressões artísticas contempladas neste projeto, que juntos revelam o mapeamento cultural de São Paulo. Dentro de cada linguagem, há categorias: Artes Visuais é dividida nas seguintes categorias: Artes Plásticas, Desenho de Humor e Fotografia; Vídeo tem as seguintes categorias: Animação, Documentário e Ficção; Canto Coral: coro; Música Instrumental nas seguintes categorias: solista e conjunto instrumental; Literatura, dividida nas seguintes categorias: Conto, Poema e Crônica; Dança, nas seguintes categorias: clássico, contemporâneo, livre, moderno, jazz, folclore, street dance; Teatro é dividido nas seguintes categorias: infantil, adulto e de rua.
Portanto, primeiro ocorre a seleção em todas as cidades do estado de São Paulo. Os selecionados de cada município (cidade) vão para a seletiva regional, de acordo com a região a qual o município pertence. Veja quais são as 13 regiões do mapa cultural paulista:
Araçatuba
Araraquara
Baixada Santista
Bauru
Campinas
Grande São Paulo
Marília
Presidente Prudente
Ribeirão Preto
São José do Rio Preto
São José dos Campos
Sorocaba
Vale do Ribeira
Os vencedores de cada região é que irão circular pelo estado. Mas, antes disto acontecer, eles se reúnem para produzir material de divulgação, como vídeos, CDs, panfletos, etc.
A fase municipal
Durante a fase municipal, projetos culturais das áreas contempladas são selecionados e estes concorrerão na fase regional.
A cidade de Osasco está localizada na Grande São Paulo. Os projetos de Osasco concorrem com outras cidades como São Paulo (capital), Barueri, Jandira, Itapevi, entre outras.
As inscrições para os projetos na fase municipal vão só até o dia 28 de maio. Devem se inscrever projetos já “formatados” e atuantes. Isto significa que não serão fornecidos materiais ou verbas para equipamentos, compra de figurino, etc.
O edital com as instruções de como inscrever seu projeto estão neste AQUI (clique para baixar).
Se quiser saber mais sobre o Mapa Cultural Paulista, clique AQUI.