No próximo sábado (10/9), das 10h às 17h, chega à Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, conhecida como Praça do Forró, em São Miguel Paulista, na Zona Leste de São Paulo, o CaosArte Festival Pericentro: a periferia logo aqui. O MC BNegão se apresenta às 15h30 com o projeto de discotecagem BNegão Bota Som, baseado em música com groove e que teve início em 1998, durante uma breve pausa de BNegão da banda Planet Hemp.

A proposta do festival é despertar o olhar para produções culturais ditas periférica e fomentar a movimentação de público entre as diversas regiões do município e da Grande São Paulo.

“Devemos derrubar as fronteiras culturais que o capital implementa em nossas cidades.”  (Thiago Gallindo, um dos administradores do Cultura Osasco e co-produtor do festival Pericentro)

É uma grande festa que mistura diversas linguagens artísticas e culturais para integrar e debater as periferias, seu lugar e seus espaços na cidade.

A programação começa às 10h com o grupo de maracatu Cia Porto de Luanda, seguida da apresentação de forró do Trio da Lua (11h), Samba no Asfalto (11h30), a cantora Indy Naíse (12h) e a banda Visões de Severino (13h). A partir das 14h acontece o Bloco do Rap: conectando periferias, com apresentações de 15 minutos de rappers de diferentes regiões da cidade (zona Leste, Sul, ABC e Centro), até 15h30, quando darão espaço ao projeto BNegão Bota Som.

O Festival conta também com a exposição multimídia “Passagens da Periferia” e diversas intervenções artísticas, como dança, teatro e performances. Às 15h acontece ainda o debate “De que jeito sua periferia estampa a cidade”, com a poeta Maria Vilani, a produtora cultural Renata Prado e Daniel Marques, do sarau “O que dizem os umbigos”.

 Na programação infantil, oficinas de construção de brinquedos, contação de histórias e o espetáculo “Só Malabaris”, com André Becker, do grupo Irmãos Becker.

A temática do gênero, diversidade e respeito às diferenças se faz presente no Festival, que contará com rappers mulheres, como Dori de Oliveira e o pocket show  “Bixaria”, da MC Linn da Quebrada.

Tendo São Miguel Paulista como sede, o Festival fará parte dos festejos de aniversário de 394 anos do bairro. A Praça do Forró, que ficou conhecida pelos frequentes shows de forró que divertiam os trabalhadores do bairro no século passado, abriga a Capela São Miguel Arcanjo, a mais antiga da cidade, que das 10h às 16h estará aberta à visitação, com a opção de uma visita monitorada às 14h, com ingressos a R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (meia).

A iniciativa é uma realização da Prefeitura de São Paulo, Cooperativa de Música, Serendip e Multitude. Mais detalhes e programação completa na plataforma Multidao.co e na página do evento no Facebook: Festival Pericentro    

CaosArte Festival Pericentro

Local: Praça do Forró (Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra), em frente a estação São Miguel Paulista da CPTM.

Horário: das 10h às 17h.

ENTRADA GRATUITA

bnegao