Como converter poluição em design? Parece impossível.
Mas não é, segundo o arquiteto Guto Requena. Ele transformou a fachada do Hotel WZ Jardins (Av Rebouças, 955, Jardins, São Paulo) em um imenso painel composto por 213 lâmpadas de LED. Até aí, tudo bem. O grande diferencial é as formas e cores que aparecem no painel mudam conforme a quantidade de ruído sonoro ou poluição do ar vindos da Av Rebouças.
Sensores sonoros colocados na fachada do prédio usam os ruídos da movimentada Avenida Rebouças para criar um espetáculo de luzes e cores: picos sonoros geram uma cor dourada, enquanto o silêncio torna a fachada cinza.
Outro grupo de sensores analisa a qualidade do ar em volta do prédio e provoca igualmente mudanças coloridas e de formas. Os dias mais poluídos, ou seja, com mais partículas no ar, transformam o edifício em vermelho e laranja, enquanto os dias com melhor qualidade do ar, em azul, roxo e verde.
E não pe só isso: Um aplicativo também permite a interação do público por toque ou voz. O app está disponível tanto para sistema Android quanto para aparelhos Apple com o nome de “WZ Hotel Luz”.
Fotos: Ayla Hibri
Você precisa fazer login para comentar.