Vamos escrever no muro?

0
794

No dia 6 de junho de 2015 acontecerá o “Wallpeople”, que é um evento criado em Barcelo mas que conecta mais de 30 cidades ao redor do mundo. No Brasil, o evento contará com atividades nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

A proposta do Wallpeople é bem simples, mas muito abrangente. A ideia é “ocupar” espaços urbanos. Mais precisamente, muros. O muro se torna um canal para que as pessoas interajam com a cidade e se apropriem daquilo que também é seu. O Wallpeople convida as pessoas a criar e fazer parte de um momento único em um determinado espaço urbano.

Através deste momento coletivo, as pessoas podem expressar sua arte e sua criatividade nos muros. Além disto, a ação proporciona interação das pessoas com o espaço urbano e interação entre todas as pessoas envolvidas. Este momento coletivo incentiva a colaboração e a ajuda mútua, além de mudar a visão que os participantes tem do espaço público. Ele é de todos e todos devem respeita-lo.

Em São Paulo quem está organizando a ação é a equipe do coletivo-colaborativo olheosmuros, que desde 2009 reúne frases e arte urbana grafitadas nos muros das cidades, usando-as como inspiração para discutir a vida urbana e a relação das pessoas com as cidades. E olha só que bacana: tudo vai acontecer no Largo da Batata, em Pinheiros.

Nas edições de 2013 e 2014, cerca de 500 pessoas participaram dos eventos. E, neste ano, serão criadas histórias colaborativas na rua, onde as palavras se tornarão protagonistas dessas histórias que serão escritas em várias cidades ao redor do mundo. O evento global contará com a presença de grafiteiros, músicos, food truck, bike food, palhaços, poetas e muita arte urbana.

Confira como participar do Wallpeople 2015:

1. Qualquer pessoa pode participar! Vá para o Largo da Batata, ao lado do muro do Mercado, no dia 6 de junho, às 14h.

2. Você vai encontrar três histórias já iniciadas no muro. Escolha uma.

3. Pense em uma continuação para a história, de modo que ela siga fazendo sentido, e cole-a no muro.

4. Leia outras histórias e participe delas também!

5. Seja criativo: crie, invente, produza! Além das histórias coletivas, haverá espaço para outros trabalhos. Você pode reinterpretar uma obra literária em uma ilustração, fazer estêncil de um poema ou um tributo a algum autor ou livro, etc.

6. Em cada história, você vai encontrar uma pessoa da organização do Wallpeople, que vai lhe dar todo apoio e materiais necessários para você colaborar com as histórias. Lembre-se que as letras devem ser legíveis e grandes para que possam ser lidas com facilidade.
*Caso chova, o evento será remarcado.

Serviço
Wallpeople 2015 – São Paulo – “Escrevendo Muros”

Quando? Sábado, 6 de junho, das 14 às 18h.
Onde? Largo da Batata, São Paulo. Ao lado da estação pinheiros do metrô – linha amarela.
Quanto? Evento gratuito.